sexta-feira, 12 de novembro de 2010

HÁBITOS E COSTUMES EM CASA E NO SERVIÇO

EM CASA:

Consumo de água
Para evitar desperdício na utilização da água, tento fazer o possível para gastar pouco, enchendo uma banheira com água morna para tomar banho. Depois do banho a água que resta serve para usar na sanita. Utilizo o autoclismo quando não tenho essa água da banheira.
Para lavar a loiça uso o alguidar para lavar e depois enxaguo com água corrente.
A minha máquina de lavar tem um programa próprio para poupar a água e electricidade, que uso com frequência.
Ao limpar a casa troco com frequência de água do balde de limpeza quando estou a limpar os quartos da cozinha e das salas.
Consumo de electricidade
No que toca à electricidade procuro desligar sempre as luzes principalmente quando estou ausente ou não estou a fazer uso dessa área.
Quando tenho possibilidade compro lâmpadas de baixo consumo, de halogéneo. Estas são muito caras e nem sempre tenho possibilidade de as comprar.
A minha casa é muito escura pelo que tenho pelo menos uma lâmpada acesa durante o dia e que é um prejuízo muito grande para mim.
Por vezes tento deixar as janelas e as persianas abertas durante o dia para iluminar a casa e evitar que tenhamos as luzes acesas.
No Inverno utilizo um irradiador eléctrico no corredor principal para aquecer a casa toda. Deixo-o ligado durante o dia no mínimo e regulo-o à noite para o nível médio.
Consumo de Combustíveis fósseis
Não consumo gasolina porque não tenho transporte próprio e ando de transportes públicos. Utilizo o gás butano para fazer as refeições e para o banho. No verão gasto uma botija e no inverno gasto duas por mês.
Desperdícios
Quando tinha electrodomésticos avariados colocava-os perto dos contentores porque não estava bem informada de como poderia lidar com estes equipamentos avariados. Agora sei que basta telefonar para a câmara e marcar um dia para que o vão recolher.

Quanto à utilização de sacos plásticos, em geral, depois das compras reutilizo-os para pôr o lixo. Faço a separação do lixo, pondo nos sacos correspondentes e fazendo a divisão para o ecoponto. Coloco as pilhas no pilhão, os vidros no ecoponto verde, no amarelo os plásticos e metais e no azul o papel e cartão.
O lixo orgânico doméstico, que são os restos de comida, cascas de batata, cenoura e outros vão para um outro contentor.

TRABALHO:
No meu trabalho como empregada doméstica tenho os mesmos cuidados que tenho em minha casa pois essa é a minha maneira de trabalhar independentemente da vontade do patrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário